Relações Interpessoais

O quinto tema abordado nas aulas de psicologia foi as relações interpessoais. Nesta etapa, aprendemos a base do processo da nossa socialização, desde do modo como encaramos o outro, interpretamos o outro, interagimos com o outro e pensamos sobre o mesmo. 

As relações entre os indivíduos são marcadas por termos positivos ou negativos e isto deve-se ao processo da cognição social, que se traduz pela forma como interpretamos e avaliamos os outros. Antes de nos comunicarmos com um outro indivíduo, passamos todos por fases dependentes no qual nos permite avaliar a pessoa, perante aquilo que é vantajoso para nós. 

Através das aulas consegui entender que, quando não temos tempo de interpretar alguém, confiamos nas nossas interpretações em impressões que permitem criar uma imagem sobre esse alguém que nem sempre corresponde à realidade. Estas impressões dependem de categorias que servem para simplificar a realidade social, atribuindo tendência para dar mais importância à informação inicial, (efeito de primazia). Dessa forma, fazemos atribuições relativamente às nossas interpretações e encontramos diversas causas (internas ou externas, estáveis ou instáveis, controláveis ou incontroláveis). 

Nós, seres humanos, estamos em constante avaliação e como resposta, utilizamos as atitudes, que podem tanto ser a nível afetivo, cognitivo ou comportamental. 

Dentro deste tema, a professora também nos chamou à atenção para um conteúdo bastante recorrente no nosso dia a dia - a dissonância cognitiva, sendo a mesma resumida numa frase apenas: "Faz o que eu digo e não faças o que eu faço". A maioria das pessoas adota mecanismos de proteção do outro, sendo que a própria pessoa não vive em segurança. Isto é, por vezes agimos contrariamente às nossas crenças.

Após a impressão criada, as expectativas surgem. Estas influenciam o nosso comportamento e por vezes resultam em profecias autorrealizáveis, que remetem para situações em que fizemos previsões e acabam por acontecer.

Concluindo, posso acabar por dizer que este foi certamente um dos melhores temas para mim. Ao estudar as relações interpessoais, parece que fiquei a perceber melhor a base das relações sociais e o modo como as mesmas surgem. Fiquei, de um certo modo, a entender melhor o outro e eu mesma. 

A minha avaliação global para este tema é de 10/10.   

Beatriz Pires 2021/2022
 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora