Guião de visionamento do Documentário          "Um cérebro brilhante"


1. Sintetize o problema que está na origem deste documentário.

O que é que poderá determinar a nossa genética? O que determina a inteligência? Será inata ou será adquirida/estimulada pelo meio ? Será o meio que influencia o cérebro ou o cérebro que determina a forma com que reagimos ao meio?

2. O exemplo dos músicos mostra como muitas partes do cérebro podem estar simultaneamente envolvidas numa atividade mental. Justifique.

Os músicos exercitam muitas partes do cérebro pois exigem a realização de várias tarefas em simultâneo dentro da área visual, sensorial, motora e auditiva. Estes além de interpretar as notas que aparecem na pauta musical e seguir a melodia, ainda têm que controlar o mecanismo que fazem com os dedos enquanto olham para a pauta. Este uso das mãos é algo que implica esforço cerebral, tanto do hemisfério esquerdo, como do hemisfério direito. Apesar de cada um controlar uma parte do corpo, ambos precisam de trabalhar em harmonia.                                                                                                                                            O cerebelo também é importante, visto que exerce funções de finalidade musical, provocando assim que a interação cerebral e a sua complexidade permitam as atividades mentais.

3. O neurologista Gottfried Schlaug, que também é um exímio organista, conduziu um estudo com dezenas de músicos profissionais. Apresente as descobertas deste cientista acerca dos cérebros dos músicos.

O neurologista Gottfried Schlaug, através do seu estudo (estudo esse, onde estudou o funcionamento dos cérebros de vários músicos profissionais) descobriu que as pessoas que têm alguma relação com a música, como por exemplo, tocar um instrumento musical, apresentam uma maior complexidade nas áreas responsáveis pela audição e pela interpretação da música.

4. A psicóloga Ellen Winner passou 15 anos a estudar crianças dotadas em diversas áreas. Exponha as teses por si defendidas sobre o desenvolvimento das crianças como Marc Yu.

Ellen Winner, apresenta argumentos que contrapõem os de Gottfried Schlaug. A psicóloga defende que a pratica é o essencial para aprendermos cada vez mais e aperfeiçoarmos qualquer tipo de habilidade e que nenhuma criança nasce com a capacidade de fazer algo, ela apenas aprende e aperfeiçoa.                          Os genes dão uma probabilidade ou propensão da criança em adquirir certos conhecimentos, no entanto, estes são efetivamente demonstrados se a criança for estimulada para tal. No caso de crianças sobredotadas, há nelas algo que não se consegue explicar.

5. No início de 1970, os cientistas selecionaram cerca de 100 bebés nascidos em bairros carenciados da Carolina do Norte (EUA) para participarem numa experiência singular. Que conclusões foi possível retirar deste projeto?

As conclusões deste estudo foram observáveis a partir dos 15 meses de idade. Foi nessa altura que se viu uma diferença significativa entre as crianças que foram sujeitas aos testes e as crianças que não tiveram apoio destes cientistas.                                                                                                                                                O projeto abecedário permitiu concluir que a estimulação precoce é fundamental no desenvolvimento humano e os resultados indicam que as crianças sujeitas a jogos de aprendizagem, apresentam um melhor desempenho a nível de linguagem, QI e sociabilidade.

6. A infância de um génio não dura para sempre. Apresente os obstáculos que jovens como Marc Yu poderão ter de enfrentar.

Crianças como o Marc Yu, há medida que crescem têm que encontrar novas formas de genialidade, podendo assim passar de crianças prodígio, para adultos Criativos -> como o caso de Mozart.                    As desvantagens de serem crianças caracterizadas "especiais" é que, quando adultos a capacidade de serem diferentes é continuamente exigida. Lidando não so apenas com as consequências psicológicas do crescimento mas também com a complexidade neural do cérebro.

7. Que ensinamentos pode recolher a ciência de casos como o de Genie?

É importantíssimo que una criança nasça num ambiente que lhe estimule o cérebro para que este funcione corretamente. No caso de Genie, uma adolescente de 13 anos que passou toda a sua vida fechada num quarto, sem qualquer contacto com o mundo exterior (isolada), a ciência pode concluir que a interação social e com o meio é importante para o funcionamento do cérebro, nomeadamente para o desenvolvimento das competências linguísticas, cognitivas, afetivas, socias e culturais. Existindo períodos críticos para esse desenvolvimento/ para a aprendizagem da linguagem.

8.  Um cérebro em crescimento utiliza uma regra para ajustar as suas ligações. Em que consiste essa regra? Com que etapas do desenvolvimento parece estar relacionada?

Durante todo o processo de crescimento do cérebro humano, o cérebro utiliza uma regra para ajustar as suas ligações. Regra essa, designada de regra bruta ou teoria do "ou usa, ou perca", que encontra-se relacionada com a etapa mais cedo da nossa vida, ou seja, com a infância.                                                          Quando um neurónio não tem utilidade, corta-se, isto é, as funções dessas ligações nunca mais serão possíveis de utilizar. Isto faz com que o cérebro fique vulnerável e extremamente flexível. 


 Documentário "Um cérebro brilhante" de Nascido para ser génio veja aqui! 

Beatriz Pires 2021/2022
 
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