Atividade de aula
- Exercícios do Manual - Parte 2: Página 17; Página 22 (ex. 2); Página 23 (ex. 5 - ex. 1,2); Página 24.
Resolução da Página 22/23
2. Cada pessoa apreende o mundo que o rodeia de uma forma diferente. Influenciados pela atenção, os valores ou as nossas vivências anteriores, organizamos e interpretamos as informações sensoriais de forma única.
3. Pelo facto de organizarmos e interpretarmos as informações que recebemos de maneiras diferentes, acabamos por "criar" ideias novas, de acordo com os nossos ideais, ver e percecionar o que nos rodeia de diferentes perspetivas, permitindo à perceção ser um processo criativo. (A perceção é subjetiva).
5. Não somos capazes de percecionar uma fotografia de formas iguais, isto porque não temos todos a mesma atenção, os mesmos valores, interesses ou vivências passadas. Consideremos que as informações recebidas são peças de lego. Existem infinitas formas de juntar as mesmas, dependendo daquele que é o nosso objetivo e ideia, contruímos a nossa perceção, permitindo que seja um processo único e pessoal. Para isto, intervimos tanto fatores internos, tais como a memória, o estado emocional ou o contexto social em que estamos inseridos; como fatores externos: a cor, o contraste, o movimento, a profundidade, a luz, o brilho e a incongruência.