Cultura

O terceiro tema abordado na disciplina de psicologia foi a cultura. Como nos temas abordados anteriormente, vimos a influência que a cultura tem no desenvolvimento bio/psico/social/espiritual. Vimos que o homem tem competências cerebrais, simbólicas, relacionais, que necessitam de um meio social para se desenvolverem.

Aprendemos o conceito de socialização, sendo o processo pelo qual cada ser humano adquire as atitudes, crenças, valores de uma determinada cultura e as assume com suas.

Estudámos que a cultura e a sociedade influenciam de forma direta as respostas naturais e instintivas do ser humano, começando as mesmas a ser substituídas por outras respostas que vão ao encontro das crenças/ costumes/ valores de uma determinada cultura. As respostas inatas começam a ser substituídas por respostas adquiridas. Vimos que existem padrões culturais que puderam contribuir para a adaptação dos indivíduos à comunidade e à aquisição de aprendizagens mais rápida.

As experiências pessoais também podem exercer influências positivas ou negativas e são estas projeções para o exterior, para o interior que vão fazer parte de identidade de cada um. Cada ser humano é capaz de ser auto-organizado, ordenar as suas vivências e escolher as suas condutas.

Estudadas as temáticas da genética, do cérebro e da cultura, podemos concluir que o homem é resultado de um conjunto de processos e que existem inúmeros fatores que influenciam a aprendizagem do homem.  

A minha avaliação global para este tema é de 8/10.  

Beatriz Pires 2021/2022
 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora