DESAFIOS
20 de Janeiro de 2022
No decorrer da aula, a professora antes de introduzir a temática - A memória, decidiu testar a nossa primeiro.
A professora começou por pedir para que nos concentrássemos na pequena história que a mesma iria contar. Com isto, ficámos todos a olhar uns para os outros e a questionar-mos "uma história?", mas mal sabíamos o que nos vinha pela frente!
Ficamos todos em silêncio e ouvimos com atenção a seguinte história:
1. Um leão 2. De nome Sultão 3. Fugiu da jaula 4. Através de uma porta mal fechada
5. Por um guarda negligente 6. A multidão de visitantes 7. Numerosa nesse domingo
8. Foge em direção aos prédios vizinhos 9. Uma mulher 10. Vestida de azul
11. Que tinha ao seu colo uma criança 12. De 1 ano 13. Deixa-a cair 14. O leão agarra-a
15. A mulher chora 16. Vai atrás dele 17. Suplica-lhe que lhe devolva a criança 18. O animal olha-a
19. Longamente 20. Fixamente 21. E por fim larga a criança 22. Sem lhe ter feito qualquer mal
Sim, foi nos dita assim mesmo. Após a leitura, a professora contou-nos que o último passo seria escrever a história que tínhamos acabado de ouvir num papel. Surpreendida, por não esperar que o intuito da leitura fosse rescrever tudo a seguir, não perdi nem um segundo e comecei a escrever as coisas que me lembrava. As conclusões foram bastante divertidas, até porque, muitos dos meus colegas inventaram palavras totalmente diferentes das que foram ditas. Foi um jogo deveras interessante e que nos pode, de uma certa forma, ajudar a entender o grande papel da nossa memória e como a mesma funciona. Provavelmente, se soubéssemos qual seria o objetivo, teríamos começado a apontar o que nos era dito e no final das contas, reescrever a história já não fosse um castigo. Por fim, deixo aqui aquilo que a minha memória foi capaz de capturar:
"Um leão chamado sultão fugiu da jaula através de uma porta mal fechada por um guarda negligente. A multidão que se encontrava no domingo, juntou-se e fugiu até aos prédios mais próximos. Uma mulher, vestida de azul, com uma criança de 1 ano ao colo, deixa-a cair. O leão agarra-a e a mulher suplicou para que a devolvesse. O animal olhou para ela e largou-a sem lhe fazer nada."
24 de Janeiro de 2022
Sendo o tema principal da aula, a memória, a professora propôs que realizássemos mais um pequeno desafio sobre a temática estudada.
Este consistiu em, numa folha à parte, desenhar o que a professora dizia. Enquanto a professora lia um pequeno parágrafo, nós tínhamos que representar aquilo que ouvíamos no papel, onde no qual, o resultado final era suposto ser isto *imagem 1*, só que, no entanto, o que eu desenhei no momento em que ouvi, foi isto *imagem 2*.
Esta atividade serviu para percebermos melhor o que é a memória a curto prazo, sendo esta um tipo de memória que mantém a informação adquirida durante um período limitado de tempo, podendo ser esquecida ou passada para memória a longo prazo. Os resultados obtidos neste desafio foram espetaculares, mais uma vez. É interessante o facto de que nos é lida uma descrição de como fazer um "boneco" e no entanto, quando estamos focado em reter a informação e posteriormente aplicá-la, desenhando-a no papel, estas pequenas descrições não passam de meras características. Sou sincera, enquanto efetuava esta atividade, não associei as informações dadas a nenhuma figura.. mais uma vez, adorei o jogo feito pela professora.
2 de Maio de 2022
Mais um desafio foi nos lançado, mas desta vez já na temática: As emoções.
O que poderia ter sido proposto num tom de brincadeira, foi na verdade levado a sério. A sugestão da professora foi mais uma vez uma fonte de inspiração para a criação de um desafio pessoal. O mesmo consistiu em tirar fotografias de nós próprios fazendo representar emoções básicas do ser humano.
Por fim, para acederes a este fantástico desafio, clica aqui e deixa te levar pela aventura!