VÍDEOS
14 de Fevereiro de 2022
Nesta aula foi abordado o tema da memória que pode ser entendida como o registo de todas as experiências vividas e existentes na nossa consciência. Cada um guarda as experiências, conforme a qualidade, extensão e precisão das lembranças. Como aprendemos, a memória tem duas funções fundamentais: a capacidade de fixar informação e a capacidade de reproduzir/ relembrar essa mesma informação. Nesse sentido, a professora mostrou-nos alguns vídeos que abordavam diferentes estratégias, e diferentes conceitos de modo a capacitarmos ao máximo a nossa memória.
Para ajudar a assimilar a matéria, a professora mostrou-nos estes seguintes vídeos. No primeiro abordámos as mnemónicas, que consistem em associar ideias de modo a memorizar a informação. Ao longo do vídeo vimos diferentes estratégias, como números a palavras, palavras a imagens, etc...
No segundo vídeo foi abordado o dèjá vu, que é uma sensação, que cada indivíduo tem de já ter presenciado ou vivido determinada situação, apesar de ter a consciência que é algo que acontece pela primeira vez.
17 de Fevereiro de 2022
Nesta temática abordámos o tema do esquecimento sendo o mesmo definido como a incapacidade de recordar, de recuperar dados, informações, experiências que foram memorizados.
O primeiro vídeo começou por mostrar uma definição de esquecimento, mostrando que é algo perfeitamente normal e necessário, pois o nosso cérebro não consegue reter toda a informação.
No segundo vídeo, foram-nos mostrados os processos que estão compreendidos na memória, desde da parte anatómica, à própria compreensão da sua definição. Através disto ficámos a entender que a nossa memória tem 3 etapas do processamento da informação, sendo elas: a codificação, o armazenamento e a recuperação.
3 de Março de 2022
Passando para o tema da aprendizagem, vimos que existe reforços que podem facilitar a mesma. Temos os reforços positivos, os reforços negativos, os reforços contínuos e os reforços intermitentes.
Neste clip podemos observar a definição de reforço intermitente e a sua importância na aprendizagem. Ao contrário do reforço contínuo em que é dado sempre uma recompensa, para um comportamento que eu desejo manter, no reforço intermitente este é dado em certas situações. O reforço contínuo vai perder o seu efeito, pois o outro estará sempre à espera de uma recompensa. O reforço intermitente permitirá gerir as aprendizagens não estando as mesma dependeste de estímulos / recompensas.
Por fim, aconselho a visualização destes mini filmes pois para além de serem bastante informativos, passam a informação de uma forma mais lúdica e clara.