
E
EFEITO DE PRIMAZIA
Descoberta de Asch no qual diz respeito à forma como atribuímos maior importância à informação inicial, do que à restante.
EMOÇÕES
Experiências subjetivas desencadeadas por um acontecimento, pessoa, situação, podendo ser acompanhadas por reações orgânicas, gestos, movimentos e expressões vocais.
EMOÇÕES PRIMÁRIAS
Designadas também como emoções universais, são emoções inatas (estão presentes em todos os indivíduos) e úteis para uma reação rápida quando surge determinados estímulos do meio: externo ou interno. As mesmas tem um carácter evolutivo e estão conectadas a processos neurais e fisiológicos específicos.
EMOÇÕES SECUNDÁRIAS
Conhecidas também por emoções sociais, são emoções construídas através das emoções iniciais, ligadas à cultura, sendo só aprendidas ao longo da vida e experimentadas mais tarde na fase adulta.
EPIGÉNESE
Corresponde a tudo o que não pertence ao património genético e que resulta das relações entre as potencialidades inscritas no genoma e os estímulos do meio.
ESQUECIMENTO
Ação involuntária que se designa pela incapacidade de recordar, de recuperar dados, informações e experiências vividas, isto é, de informações que tinham sido adquiridas/ memorizadas. É um processo inerente à memória e pode ser provisório ou definitivo.
ESQUIZOFRENIA
É associado a um transtorno mental grave que muda o modo como a pessoa pensa, sente e se comporta socialmente. Ou seja, essa desestruturação psíquica tem sintomas como alucinações, delírios, dificuldades no raciocínio e alterações no comportamento como indiferença afetiva e isolamento social. Além disso, pessoas com esse transtorno tendem a perder a noção da realidade e têm dificuldades em entender a diferença entre o imaginário e o que é real (designado também como psicose).
ESTEREÓTIPOS
Correspondem à generalização de características de um pessoa ou um grupo, podendo estas corresponder ou não à realidade, sendo apenas perceções e julgamentos para com os outros.
ESTÍMULO
Modificação de alguma parte do ambiente que é percetível por um indivíduo através da excitação de um dos órgãos recetores do organismo, isto é, dos sentidos.
ESTÍMULO CONDICIONADO
Estímulo neutro que, associado ao estímulo incondicionado, passa a provocar uma resposta semelhante à desencadeada pelo estímulo incondicionado.
ESTÍMULO INCONDICIONADO
Estímulo que desencadeia uma resposta não aprendida.
ESTÍMULO NEUTRO
Estímulo que, antes do condicionamento, não produz a resposta desejada.
ETNOCENTRISMO
Afirmação de que a própria cultura é a melhor que todas as outras. Com isto, rejeitam-se os valores das culturas diferentes.
ETNOCÍDIO
Destruição do património cultural de um povo.
EXPECTATIVAS
São o modo de categorizar as pessoas através dos indícios e das informações, prevendo os seus comportamentos e atitudes.