
I
IDENTIDADE PESSOAL
É o processo pelo qual cada pessoa passa ao longo da vida e no qual permite com que, cada ser humano, tenha uma imagem de si mesmo e que se reconheça como um indivíduo diferente dos outros. Este processo inicia-se na infância, desde do momento em que o indivíduo se reconhece como humano (identidade específica), prolonga-se na adolescência e assenta-se na idade adulta, aquando o indivíduo é consciente do seu lugar na sociedade (identidade cultural). Personalidade, individualidade, eu e identidade são os termos mais usados para designar o que há de próprio em cada um de nós.
IMAGINAÇÃO
Capacidade mental que permite a representação de objetos segundo aquelas qualidades dos mesmos que são dadas à mente através dos sentidos.
IMPRESSÕES
Processo de integração do qual nos permite cria uma imagem/ideia sobre alguém e posteriormente encaixá-la numa categoria a partir dos dados que obtemos num primeiro encontro ou das informações que nos são fornecidas.
IMPULSO NERVOSO
Designa-se impulso nervoso ou influxo nervoso à informação que circula entre os neurónios.
INCONFORMISMO
Acontece quando uma pessoa adota conceções, atitudes e comportamentos diferentes às que respondem as expectativas de um determinado grupo social.
INFLUÊNCIA SOCIAL
Processo pelo qual as pessoas modificam, afetam os pensamentos, sentimentos, emoções e comportamentos de outras pessoas.
INTELIGÊNCIA
Capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias/ linguagens e aprender. No fundo é a capacidade de adaptação às exigências do meio, a situações novas.
INOVAÇÃO
Consiste na criação de um conflito por parte da minoria, isto é, quando no interior de um determinado grupo social, alguns membros discordam da opinião (normas) da maioria, apresentando alternativas.
INTELIGÊNCIA CONCEPTUAL
É o tipo de inteligência que se destaca a capacidade de resolver problemas recorrendo à linguagem e outros sistemas simbólicos e manifesta-se nas capacidades de compreensão, raciocínio, resolução de problemas e tomadas de decisão. A inteligência conceptual também pode ser designada de inteligência abstrata ou racional.
INTELIGÊNCIA CORPORAL-CINESTÉSICA
Aptidão para controlar os movimentos do corpo e manipular com precisão os objetos, tal como fazem os cirurgiões, os atletas e os bailarinos.
INTELIGÊNCIA ESPACIAL
Aptidão para representar espaço e resolver problemas que envolvem relações espaciais, tal como faz parte da atividade dos arquitetos.
INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL
Aptidão para compreender e relacionar-se bem com os outros.
INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL
Aptidão para se compreender a si próprio.
INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA
Aptidão para usar bem a linguagem, tal como os escritores o fazem.
INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Aptidão para raciocinar lógica e matematicamente.
INTELIGÊNCIA NATURALISTA
Aptidão para detetar e compreender fenómenos do mundo natural, tal como fazem meteorologistas e zoólogos.
INTELIGÊNCIA MUSICAL
Aptidão para perceber tonalidades e ritmos e compreender e produzir música.
INTELIGÊNCIA PRÁTICA
É o tipo de inteligência que recorre a ações e representações perceptivas para resolver, de forma concreta, problemas do quotidiano.
INTELIGÊNCIA SOCIAL
É o tipo de inteligência que se manifesta na vida relacional e social e na resolução de problemas interpessoais, recorrendo predominantemente à intuição.
INTERAÇÃO GRUPAL
Diz respeito à influência mútua que os membros de um grupo exercem entre si.
INTERAÇÃO SOCIAL
Conjunto de influências recíprocas que se estabelecem entre as pessoas.