
M
MARCADORES SOMÁTICOS
São mecanismos automatizados que suportam as nossas decisões.
MATURAÇÃO CEREBRAL
Progressiva complexificação estrutural e funcional da rede neural. Processo lento (Lentificação).
MECANISMOS DE DEFESA
Ações inconscientes (ou do subconsciente) que tem por finalidade nos proteger de situações que considerarmos ameaçadoras (psicologicamente).
MEMÓRIA
É um processo cognitivo que consiste na retenção e na evocação das informações, conhecimentos e experiências que adquirimos no nosso dia a dia.
MEMÓRIA A CURTO PRAZO
É um tipo de memória que mantém a informação durante pouco tempo, podendo ser esquecida ou passar para a memória a longo prazo.
MEMÓRIA A LONGO PRAZO
É um tipo de memória que armazena a informação por tempo ilimitado, podendo manter conteúdos até ao fim da vida. Esta memória é alimentada pelos materiais da memória a curto prazo, que são codificados em símbolos.
MEMÓRIA DECLARATIVA
É uma memória verbalizável, construída pelas memórias semântica e episódica, isto é, implica a consciência do passado, do tempo, reportando-se a acontecimentos, factos, pessoas. Esta memória pode também ser designada de memória explícita ou memória com registo.
MEMÓRIA DE TRABALHO
A informação que adquirimos é mantida durante o tempo em que nos é útil. É uma memória, que permite a manutenção temporária, na consciência, da informação necessária para realizar uma tarefa.
MEMÓRIA EPISÓDICA
Corresponde às memória de acontecimentos pessoalmente vividos; envolve recordações/ experiências marcantes.
MEMÓRIA IMEDIATA
A informação adquirida mantém-se apenas durante alguns segundos.
MEMÓRIA NÃO DECLARATIVA
Memória automática, reflexa, que mantém as informações subjacentes à questão "como?". É um tipo de memória que não pode ser ensinada, é adquirida a partir da prática - mesmo não sendo utilizada durante um grande período de tempo pode ser facilmente recuperada. A memória não declarativa é também designada por memória implícita ou sem registo.
MEMÓRIA PROCEDIMENTAL
É uma memória de hábitos e de estratégias usadas de forma automática
MEMÓRIA SEMÂNTICA
Memória que envolve conhecimentos e informações sobre o mundo (informações adquiridas ao longo da vida). Neste tipo de memória, não há localização no tempo.
MENTE
Sistema integrador de processos fundamentais para a interação com o mundo e para a nossa capacidade adaptativa.
MOTIVAÇÃO EXTERNA
A motivação é um conceito que se trata de uma força impulsionada. A motivação externa tem origem em fatores externos ao indivíduo, como qualquer recompensa monetária. Esta motivação também pode ser conhecida como motivação externa.
MOTIVAÇÃO INTERNA
A motivação é um conceito que se trata de uma força impulsionada. A motivação interna tem origem em fatores internos ao indivíduo, esta relaciona-se com a sua forma de ser, os seus interesses, os seus gostos. Esta motivação também pode ser conhecida como motivação interna.