P

PADRÃO CULTURAL

Conjunto de comportamentos, práticas, crenças e valores comuns aos membros de uma cultura, às formas particulares e padronizadas de ser e viver de uma comunidade ou grupo social. Um padrão cultural não é uma realidade estática, ele muda permanentemente, não só pela ação criadora, produtora de cultura, de cada um dos seus membros, mas também através do contacto com outras culturas.  

PARAFILIA

Fantasias ou comportamentos frequentes, intensos e sexualmente estimulantes, que envolvem objetos inanimados, crianças ou adultos sem consentimento. Esta anomalia ou perversão sexual pode caracterizar-se também pela continua procura de excitação sexual através do sofrimento ou humilhação de si próprio ou do parceiro. 

PERCEÇÃO

É um processo cognitivo através do qual contactamos com o mundo (através dos órgãos dos sentidos), e que se caracteriza pelo facto de exigir a presença do objeto, da realidade a conhecer.

PERCEÇÃO SOCIAL

É o processo que está na base das nossas interações sociais, isto é, relacionado ao modo como conhecemos os outros/ como interpretamos os os seus comportamentos. A perceção social está muito relacionada com os grupos sociais, com o contexto social em que a pessoa está inserida.  

PLASTICIDADE CEREBRAL

É a capacidade do cérebro de se remodelar em função das experiências do sujeito, de reformular as suas conexões em função das necessidades e dos fatores do meio ambiente. É a plasticidade fisiológica que permite a aprendizagem ao longo de toda a vida. 

PRECONCEITOS

Atitudes desrespeitosas para com o outro que está a ser categorizado. 

PROCESSOS COGNITIVOS

Mecanismos que permitem adquirir, tratar, conservar, ponderar, explorar e utilizar informação proveniente do meio. São processos com origem no meio interno e externo. Quando se fala de processos cognitivos, associamos estes à perceção, à aprendizagem e à memória. 

PSICOLOGIA

Ciência que estuda a mente e os comportamentos.

PSICOPATIA

Transtorno de personalidade caracterizado por alterações no comportamento, tais como, falta de empatia, afeto e/ou remorso.

PSICOSE

Distúrbio mental grave caracterizado pela desorganização dos processos de pensamento e de personalidade do indivíduo. A representação da realidade e as relações interpessoais estão perturbadas sem que o psicótico tenha consciência da situação. 

PUNIÇÃO NEGATIVA

Envolve a eliminação de um estímulo em consequência de um determinado comportamento. 

PUNIÇÃO POSITIVA

Envolve a apresentação de um estímulo aversivo em consequência de um determinado comportamento.  


Beatriz Pires 2021/2022
 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora