
A
ACULTURAÇÃO
Alteração dos padrões culturais de dois grupos de indivíduos pertencentes a diferentes culturas devido ao contacto contínuo dos mesmos.
ADRENALINA
Neurotransmissor responsável por ajudar o corpo a reagir mais rápido e a estar mais atento ao que o rodeia, ao desencadear uma série de reações no organismo.
AFASIA
Perda total ou parcial da capacidade de se expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos nas áreas do cérebro que controlam a linguagem.
AFETO
Sensação, marcada por aquilo que sentimos pelo outro (pessoa/objeto), permitindo-nos gostar ou não. Esta sensação subjetiva imediata influência o nosso comportamento.
AGNOSIA
Perda da capacidade de identificar objetos, utilizando um ou mais dos sentidos.
APRENDIZAGEM
É a modificação relativamente estável e douradora do comportamento ou do conhecimento, que resulta do exercício, experiência, treino ou estudo.
ATITUDE
Tendência para responder a um objeto social de modo favorável ou desfavorável. É, portanto, uma predisposição para agir de determinado modo, é uma tomada de posição consciente de um indivíduo face a um abjecto, pessoa, grupo ou situação social.
AUTISMO
Perturbação mental que se manifesta pela indiferença afetiva, isolamento e ausência de reação a estímulos e a contactos sociais.