As Emoções
O quarto tema abordado nas aulas de psicologia foi as emoções. Neste tema aprendi que antes de tentar lidar com as nossas emoções, é preciso perceber, primeiro, o que são emoções. Com isso, podemos defini-las como experiências subjetivas desencadeadas por um acontecimento, pessoa, situação, podendo ser acompanhadas por reações orgânicas, gestos, movimentos e expressões vocais.
As emoções são muito mais complexas do que aquilo que realmente pensamos que são e a partir deste tema, consegui entender exatamente isso mesmo, realçando que emoções não é sinónimo nem de sentimentos, nem de afetos. É, no geral, um processo indispensável, visto que as emoções têm um papel relevante no nosso quotidiano. Estas ajudam-nos na concentração, na reação, na memorização, na criatividade e nas decisões que tomamos.
Nas aulas sobre este conceito, falámos ainda sobre a importância da inteligência emocional. A mesma corresponde à forma como cada indivíduo controla as respostas às suas emoções sem afetar decisões consideradas racionais, incluindo a capacidade de um indivíduo se motivar e não desistir, controlando ainda impulsos.
Por fim, posso dizer que, se pensas que as emoções são apenas "raiva, alegria, ciúmes, etc.." estás enganado, esta área esconde tantos conceitos por de trás de uma simples emoção primária e secundária.
É simplesmente fantástico pensar e refletir sobre o facto de toda a população do mundo reconhecer a emoção que estás a transmitir, através da tua expressão facial, gestos e etc.. É deveras extraordinário, o que chega a remeter para questões como, "quem é que ensinou que olhos arregalados, boca aberta, era sinal de surpresa?"
Foi incrível estudar este tema, porém, não chega à minha classificação máxima por uma simples razão, esperava mais.
A minha avaliação global para este tema é de 9/10.