Quiz 5

PERGUNTAS:

1) A aprendizagem é...

2) Qual dos seguintes tipos de aprendizagem ocorre por efeito de reforço (positivo e negativo)?

3) A definição de aprendizagem exclui:

4) Durante a aprendizagem por condicionamento pavloviano:

5) Neste tipo de aprendizagem, a resposta do indivíduo resulta do emparelhamento não intencional entre dois estímulos. Falamos de:

6) A aprendizagem por insight corresponde a uma forma de aprendizagem que implica:

7) Ivan Pavlov:

8) De acordo com Edward Tolman:

9) Analisa as afirmações que se seguem sobre formas de aprendizagem associativa. Seleciona, depois, a alternativa que melhor as caracteriza.

1. A aprendizagem depende das consequências do comportamento.

2. O reforço positivo aumenta a probabilidade de a resposta ocorrer.

3. A associação dos estímulos produz uma resposta involuntária.

10) Os teus resultados no final do semestre foram acima das expectativas, vais por isso poder inscrever-te no grupo de teatro como tanto querias. Falamos de:

11) Esta teoria nasceu com o psicólogo Albert Bandura e diz que não aprendemos unicamente através de mecanismos reflexos ou das consequências dos nossos comportamentos. Falamos de:

12) 1. Visa diminuir a ocorrência de uma resposta através de um estímulo aversivo.

2. Visa aumentar a ocorrência de uma resposta através de um estímulo agradável.

3. Visa aumentar a ocorrência de uma resposta através da retirada de um estímulo aversivo.

13) 1. É um tipo de aprendizagem baseada na associação de estímulos.

2. É um tipo de aprendizagem baseada em programas de reforço.

3. É um tipo de aprendizagem baseada na imitação de modelos.

14) 1. Trata-se de uma compreensão rápida e inesperada dos dados de um problema.

2. É uma descoberta tipo flash.

3. Consiste na observação e imitação de pessoas com quem há identificação ou

admiração.

4. Consiste em aprender e atuar tendo em conta as consequências da ação.

15) Apresenta-se a um indivíduo esfomeado um relógio que marca 13h00, mas só lhe começa a "crescer água na boca" quando lhe é mostrado um prato cheio de comida. Opta-se então por, àquela hora, mostrar-se-lhe o relógio e a comida em simultâneo. Depois de repetir várias vezes este processo, basta que lhe seja apresentado o relógio a indicar 13h00 para que lhe comece a "crescer água na boca".

Identifica os elementos presentes no processo de condicionamento correspondentes às suas designações.

1. Comida

2. Não "crescer água na boca"

3. "Crescer água na boca"

4. Relógio

16) O que distingue o condicionamento clássico do condicionamento operante?

17) Qual dos seguintes enunciados se aplica à aprendizagem por condicionamento clássico?

18) A habituação consiste:

19) No condicionamento operante, o reforço negativo funciona como castigo. Esta afirmação é:

20) A aprendizagem simbólica refere-se à aquisição de:

RESPOSTAS:

1) Uma mudança relativamente estável e duradoura do comportamento ou do conhecimento que resulta do exercício, experiência, treino ou estudo.

2)  Aprendizagem por condicionamento operante.

3) Alterações de comportamento determinadas biologicamente.

4) O sujeito responde de forma mecânica a um estímulo condicionado.

5) Condicionamento clássico.

6) Compreensão súbita e é distinta da aprendizagem por tentativa e erro.

7)  Mostrou que os não humanos podiam aprender respostas por condicionamento.

8) -

9)  1 e 2 condicionamento operante; 3 condicionamento clássico.

10) Reforço positivo.

11)  Aprendizagem por observação.

12) 1- Castigo; 2- Reforço positivo; 3 - Reforço negativo.

13) 1. Condicionamento clássico; 2. Condicionamento operante; 3. Aprendizagem social.

14) 1 e 2- Insight; 3 - Modelagem; 4- Condicionamento.

15)  1. Resposta incondicionada (RI); 2. Estímulo neutro ou condicionado (EN/EC); 3. Estímulo incondicionado (EI); 4. Resposta incondicionada (RI)/Resposta condicionada (RC).

16)  O condicionamento clássico resulta numa resposta involuntária e o condicionamento operante origina uma resposta voluntária.

17) Aprendemos com o que nos acontece.

18) Em aprender a não reagir a estímulos sem importância.

19)  Falsa: o castigo visa evitar um comportamento que não é desejável e o reforço negativo visa a manutenção de um comportamento. 

20)  Conhecimentos, procedimentos e competências.


Beatriz Pires 2021/2022
 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora