Desequilíbrio Emocional
O QUE É ?
À perda de controlo das próprias emoções designamos de descontrole emocional ou desequilíbrio emocional.
As pessoas que lidam constantemente com este problema têm tendência a ter alterações de humor frequentes, não tendo controlo das suas ações, isto é, ficam nervosas facilmente e, em casos extremos, chegam a agredir outras pessoas.
O facto de não conseguir lidar com os próprios sentimentos gera consequências para o dia a dia da pessoa em questão.
É importante conseguirmos regular as nossas emoções e a dos outros, isto com o objetivo de promover o nosso desenvolvimento emocional. A esta capacidade, designamos de gestão emocional. Que é a aptidão para percecionar as nossas emoções, conduzindo à tomada de decisão e à escolha de estratégias mais eficazes para agir - é a base pata atingir a inteligência emocional.
CAUSAS
Muitos são os fatores que podem nos levar a perder o controlo das nossas emoções.
Esta destabilização pode ter um causa específica, como responsabilidades do dia a dia, a sobrecarga profissional, os desamores, as frustrações ou algum desentendimento familiar.
É frequentemente causado por diversos fatores acumulados, que geram stress e levam ao descontrole. Ou, ainda, pode estar relacionado à forma como a pessoa foi criada, incentivado pelo comportamento de seus familiares e outras pessoas que a cercam.
Nesse último caso, podemos pensar em alguém que convive com uma pessoa desequilibrada que está em uma posição de poder. Por exemplo, uma mãe que sofre de descontrole emocional sempre irá descarregar a sua frustração e a sua raiva nos filhos. Como resultado, os filhos precisam lidar com uma sobrecarga de sentimentos negativos, o que os leva, também, a um desequilíbrio emocional.
PRINCIPAIS SINTOMAS:
- Problemas de concentração;
- Ansiedade;
- Insônias;
- Dores musculares;
- Dores de cabeça;
- Depressão;
- Etc...
COMO CONSEGUIR LIDAR?
Algumas pessoas são mais suscetíveis a esses acontecimentos, mas isso não quer dizer que não pode acontecer com qualquer pessoa.
A primeira forma de tratamento é identificar todos os fatores externos que influenciam o desequilíbrio interno. É preciso aprender a controlar essas adversidades antes que as mesmas nos controlem!!
Por exemplo, às vezes sinto-me stressada e sei que é devido à carga diária de tarefas e tendo a consciência disso, sinto que preciso de me distrair. Para isso eu opto por atividade física regular e pela prática de exercícios relaxantes, como ioga, leitura... Mas cada individuo tem o seu método de distração e relaxamento.
É importante englobar atividades destas no nosso dia a dia pois estas atuam como fontes de descanso para a nossa mente.
Ou quem sabe, talvez esta prática de atividades novas desencadeiem um talento.