Terror Noturno

O QUE É?

O terror noturno é um distúrbio do sono caracterizado por episódios de pânico no decorrer da noite, onde o individuo se comporta como se estivesse em perigo. É recorrente ocorrer nas primeiras horas de sono, tendo tendência a durar poucos minutos ou até segundos. Embora não aja uma idade padrão, este acontecimento é mais comum em crianças com 1 a 5 anos. 

Apesar de ser um distúrbio, o mesmo não causa danos no desenvolvimento normal da criança, a única coisa que pode acontecer, mas isto em casos raros, é a criança vir a apresentar sintomas diurnos que a afetarão fisicamente e psicologicamente.

Não existe um tratamento especifico, cada paciente reage de uma forma, mas, normalmente acaba antes da adolescência.

TERROR NOTURNO NÃO É O MESMO QUE PESADELO!

Muitas pessoas associam o terror noturno a pesadelos, mas, na verdade, são coisas distintas. Os pesadelos são comuns na população e, na maioria das vezes, o indivíduo nem acorda. É causado por eventos de stress e preocupações do dia, não sendo, na maioria das vezes, necessário qualquer tratamento específico.

O terror noturno, já é um distúrbio severo onde a criança acorda muito angustiada e, inclusive, pode ter comportamentos destrutivos para consigo mesma. Sendo assim, é necessário acompanhamento adequado.

ATITUDES QUE PODEM AJUDAR A COMBATER AS CRISES

Às vezes, pequenas atitudes podem mudar hábitos e o mesmo acontece para esta situação aqui abordada. 

Algumas medidas podem ajudar a criança a diminuir o terror, tais como: regularidade do horário do sono; cuidados com a alimentação, investigar se algum medicamento em uso pode causar o terror, diminuir a ansiedade caso a criança esteja passando por um momento de grande stress e oferecer conforto físico e emocional antes do sono. 

No entanto, este acontecimento é algo que assusta e preocupa os pais. Para isso, os mesmos devem saber como agir perante o tal ato: O melhor a se fazer é não acordar a criança, até porque ela pode acordar assustada e depois demorará algum tempo até a mesma estabelecer a calma. É necessário acompanhar o momento, isto é, deve-se acompanhar a criança até que a mesma se acalme e volte a dormir ou, caso acorde, oferecer proteção e carinho até que se acalme novamente é o melhor a se fazer. 

Atenção, optar pelo método de colocar o bebé a dormir ao pé dos pais não é de todo correto, isto porque, além de não resolver o problema de imediato, a criança poderá vir a desenvolver outra insegurança, tal como a de dormir sozinha. 


Beatriz Pires 2021/2022
 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora