Genética

O primeiro tema abordado na disciplina de psicologia foi a genética, falando sobre a mesma de um modo mais sintético, uma vez que tinha sido abordada na disciplina de biologia. Relembrámos alguns conceitos como a hereditariedade, a genética, as células germinais do homem (espermatozoide) e da mulher (óvulo). Estudámos o conceito de genes, ficando a saber que os mesmos desenham um padrão, que não está pré-estabelecido mas permitem codificar cada espécie. 

Vimos também que a hereditariedade pode ser específica, em que as características comuns são referentes a todas as outras espécies e individual, em que as suas características permitem distinguir o indivíduo de todos os outros da sua espécie.

Aprendemos que o homem é uma estrutura complexa, adaptando-se de forma fisiológica e psicológica. É esta complexidade que torna o homem um ser tão único. Ao nascer de forma prematura, o ser humano carece capacidades desenvolvidas e é esta neotenia, que permite ao homem ir evoluindo e adaptando-se às suas aprendizagens/ meio ambiente. Esta natureza torna o homem muito flexível, mostrando o quão "plástico" é o cérebro do ser humano.  

Durante o leccionamento desta temática, realizámos um debate onde foi debatida a origem da inteligência.   (Ir para debate)

Este tema foi bastante interessante para mim, pois permitiu-me compreender os motivos pelos quais as pessoas diferem tanto entre si, apesar de serem todas da mesma espécie. Aprendi que as experiências pessoais/ familiares/ culturais influenciam cada ser e os vai moldando consoante a sua necessidade de adaptação.

No entanto, a minha avaliação global para este tema é de 8/10

Beatriz Pires 2021/2022
 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora